quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TOP5 - Comédias Românticas Modernas

'Viu uma, viu todas'. Em algum lugar de Hollywood deve ter uma máquina de fazer Comédias Românticas em massa. Elas são quase idênticas, do título ao cartaz. É tão verdade que o gênero virou quase sinônimo de cinema-apelão. Mas em meio ao mar de mesmice, felizmente muita coisa boa se salva. Vamos a cinco bons exemplos? ;)

5 - Como se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates, 2004)

Needless to say, praticamente todo o charme deste filme se concentra na graça que é Drew Barrymore. Mas o eixo do roteiro lembra muito aquele clássico Feitiço do Tempo, com o mestre Bill Murray. Aqui, a protagonista também está presa no calendário, tendo a memória formatada diariamente - algo que faz com que seu pretendente amoroso precise reconquistá-la todos os dias. É um romantismo muito bonito, com algo de ingênuo sobre a melhor fase dos relacionamentos: o começo. E as gags que teriam tudo pra tornar o filme repetitivo (algo que também acontece em Feitiço do Tempo), funcionam e rendem boas risadas, sem culpa. Apesar do Rob Schneider.


4 - O Amor Não Tira Férias (The Holiday, 2006)

Esse é o tipo de filme lava-alma. É esquecer esse título calhorda e se permitir um belo chickflick assinado pela super competente Nancy Meyers. São duas histórias em uma. Em linhas brutais: o eixo Diaz/Law corresponde ao senso comum das comédias românticas modernas e o eixo Winslet /Black percorre um caminho mais ousado e menos comum. O trânsito equilibrado entre os dois eixos é o pulo-do-gato de The Holiday. Mas o elemento imperdível fica ainda por conta das ótimas conversas sobre filmes, trilhas sonoras, trailers e acerca da indústria do cinema atual - tudo muito bem amarrado no roteiro sabidinho.


3 - Digam o que Quiserem (Say Anything, 1989)

O romance errante do John Cusack (na época com 23 anos, awn) e Ione Skye, dividida entre a carreira pela qual sempre trabalhou, e o amor, recém-descoberto, inédito pros dois. O filme tem uma ótima trama secundária a respeito da confiança na relação pai/filha, poucas vezes explorada com tanta verdade. Além disso, ó: 20 anos depois, essa obra ganha uma aura quase nostálgica com seus figurinos, cenários, os carros e principalmente a proximidade com música (marca registrada de Cameron Crowe) Mas aqui, sempre em fitas cassete.


2 - (500) Dias com Ela ((500) Days of Summer, 2009)

A ideia é virar o gênero pelo avesso. A começar pelos gênios trocados: aqui, o homem e a mulher, a grosso modo, assumem a posição inversa. Enquanto Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt, divo) faz a linha idealista e romântica, a garota por quem ele cai de quatro, Summer (Zooey Deschanel, de O Guia Do Mochileiro Das Galáxias), tem aversão a compromissos e aparentemente está preocupada com a felicidade momentânea, desde que seja intensa e valha a pena. A história então vai sendo contada de forma não-linear, buscando os best-moments através dos 500 dias referidos no título. Muita atenção aos detalhes e ao sem-número de referências à cultura pop. ‘People don't realize this, but loneliness is underrated’-  já virou clássico.


1 - Harry & Sally – Feitos um para o Outro (When Harry Met Sally..., 1989)

‘Men and women can't be friends because the sex part always gets in the way’. Injustamente estigmatizado pela cena em que Meg Ryan simula um orgasmo em plena lanchonete, o filme de Rob Reiner é um marco do gênero, ao melhor estilo guerra dos sexos. O trunfo aqui é mesmo a verborragia esperta e neurótica dos diálogos escritos por Nora Ephron (gênia). Mas há ainda um bom bocado de piadas visuais, a música de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong, as paisagens de Nova York - ingredientes que tornam a mistura tão charmosa e especial. A história, que se passa em 11 anos de idas e vindas, é intercalada por depoimentos reais de casos de amor que deram certo. Difícil resistir a reprises e mais reprises.


***



8 comentários:

  1. Gostei da lista. A minha lista consta alguns desses filmes. =)
    500 dias com ela eh top pra mim!

    ResponderExcluir
  2. Herege!! Colocar um clássico como Harry & Sally na mesma lista que os outros quatro filmes é motivo pra fogueira :p

    Te amo Dave, mas esses filmes de comedinha digest não merecem tantas palavras bonitas.

    E 5oo dias com ela, além de ser um filmezinho meia boca, tem umas coisas ideologicamente atravessadas aqui na minha garganta.

    ResponderExcluir
  3. Ha, lista legal... Harry & Sally merece a 1º posição o tempo todo. Trocaria algumas coisas e arranjaria um lugar pra Antes do Amanhecer, Alta Fidelidade, 10 Coisas que Eu Odeio em Você e Encontros e Desencontros.
    Ou seja, eu digo que gostei do ranking mas tô mundando tudo. =P
    E listas são legais simplesmente pelo fato de que você pode causar o ódio das pessoas, SEU HEREGE! =D

    ResponderExcluir
  4. É a primeira lista que eu vou discordar, porque de comédia romântica eu entendo, né? (apesar de não superar Valine rsrsrs).
    No lugar de 'Como se fosse a primeira vez', eu certamente colocaria 'Um lugar chamado Notting Hill'.

    E 500 dias com ela é completamente forçado!

    Outra que merece ser lembrada é "Quatro casamentos e um funeral."

    ResponderExcluir
  5. Feliz em ver que mais alguém não engole '500 dias com ela'. Valeu Fabiana!

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, nessa lista ainda falta eu assistir 3, mas Harry & Sally é muito bom mesmo!

    Acho que faltou Up in the air (Amor sem escalas).

    ResponderExcluir
  7. Tô aqui em defesa de 500 Dias com Ela, ESSAS MULHER TÃO TUDO LOUCA, MEU DEUS!

    ResponderExcluir
  8. Na minha singela opinião, Como se fosse a primeira vez é groselhice e O amor não tira férias é a hst típica em que td mundo se arranja.BUT, 500 dias com ela é mt top, tanto a hst do cara loser qto pela arte do filme (pra mim q sou arquiteta então =}), mt embora eu ache q a coisa mais expressiva q a Zooey sabe fazer é arregalar os olhos. Harry e Sally é antológico, mais q necessário. Infelizmente ainda não conferi Digam o que quiserem, assim q o fizer volto, ou não tbm. =]

    ResponderExcluir