quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Stanley Kubrick's Boxes


Narrado em tom de mistério por Jon Ronson (que também assina a direção do documentário) Stanley Kubrick’s Boxes é uma incursão pela mansão da família Kubrick, onde o cineasta armazenava centenas (mesmo) de caixas dos mais variados tamanhos e formatos. Metade da mansão dos Kubrick está incrivelmente cheia de... caixas. Como assim? Acompanhe.


Um dos poucos aspectos realmente conhecidos da reservada personalidade de Stanley Kubrick era seu apego um tanto quanto acentuado demais aos detalhes. Essa mania de perfeição – alvo de muitas críticas - explica seu envolvimento em absolutamente todos os campos da produção de seus filmes. Os olhos do diretor esquadrinhavam cada linha do roteiro e acompanhavam de perto o trabalho de toda a equipe.


Kubrick no set de Full Metal Jacket: só voltaria a filmar 12 anos depois

Seja como for, numa carreira de quase cinquenta anos, Kubrick realizou oficialmente apenas doze longas. Se comparado ao rendimento quantitativo de outros mestres como Howard Hawks ou Alfred Hitchcock, Kubrick lançou realmente muito poucos filmes.

Outro aspecto curioso é que os intervalos entre suas produções foram crescendo incrivelmente a cada novo lançamento. Se no começo da carreira, O Grande Golpe (1956) foi lançando apenas um ano depois de A Morte Passou por Perto (1955), seus dois últimos filmes tiveram uma distância de DOZE anos (Nascido Para Matar, de 1987 e De Olhos Bem Fechados, de 1999). O que diabos Stanley Kubrick esteve fazendo durante todo esse tempo? É a pergunta que Jon Ronson quer responder em seu documentário. 

Ronson examina as intermináveis prateleiras

O trabalho de pesquisa inacreditavelmente minucioso que Stanley Kubrick iniciava a cada novo projeto de filme, fez com que um material astronômico se acumulasse em mais de mil caixas de papel, cuidadosamente fabricadas sob encomenda. O que Jon Ronson fez, a convite de Tony Frewin, assistente de Kubrick por 31 anos, foi chafurdar esse vastíssimo material ao longo de cinco anos.

Ainda que não-intencionalmente, o documentário acaba revelando muito sobre o mito de genialidade sempre associado ao trabalho de Stanley Kubrick. O que fez dele um cineasta tão inigualável? Se os filmes não respondem por si, saber como ele trabalhou com tanto afinco em seus projetos mostra uma dedicação que excede uma mera relação de trabalho – era amor puro. 



Título original: Stanley Kubrick's Boxes (TV)
Direção e Roteiro: Jon Ronson
Ano: 2008
Duração: 48 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário