segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

As Aventuras de Tintim!



Desde que os primeiros rumores desta adaptação surgiram, já envolvendo os nomes de Steven Spielberg e Peter Jackson, os fãs do jovem repórter Tintim começaram a roer as unhas em cólicas de curiosidade. Não é pra menos. Os quadrinhos do belga Hergé são conhecidos no mundo inteiro pela perfeita mistura entre espionagem, mistério e ótimas cenas de ação.

Um frame do original de Hergé,  reproduzido com extrema fidelidade no filme de Spielberg

Os quadrinhos são prestigiadíssimos, é fato. Mas eu mesmo nunca li uma página deles. Era completamente viciado na adaptação para TV, As Aventuras de Tintim, que começou a ser produzida nos idos de 1991 e exibidos no Brasil pela TV Cultura. O vício era tanto, que eu parava qualquer coisa para conferir mais uma peripécia de Tintim e seu inseparável cachorro Milu. Até hoje as vozes dos personagens e a trilha das cenas de suspense fazem parte da minha memória. Hooray, que lindo. E o filme, como ficou?

Jamie Bell e a parafernália técnica de Weta, empresa de Peter Jackson

Adotando o sistema de motion capture (aquela técnica de captar o movimento de atores de carne e osso e transmutá-los para a tela em computação gráfica), o filme de Spielberg é um de um visual formidável que ganha o espectador desde os créditos de abertura. O roteiro condensa três volumes dos originais de Hergé: O Caranguejo das Tenazes de Ouro, O Segredo do Licorne e O Tesouro de Rackhan, O Terrível – todos da década de 1940. O Tintim digital (Jamie Bell, o Billy Elliot) percorre desertos, mares e cidades na corrida pelo tesouro do ancestral do Capitão Hadoque (Andy Serkis, o Gollum), o velho cão dos sete mares.

Hadoque e Tintim farejam as pistas do tesouro

O filme tem vários pontos altos. O primeiro é a agilidade incrível das sequências de ação. A melhor de todas, em 'Marrocos', lembra muito Indiana Jones. E talvez não lembraria tanto se o filme não fosse dirigido por Spielberg - mas é sabido que o cineasta já ouvira estas comparações desde o lançamento de Os Caçadores da Arca Perdida, em 1981. O segundo ponto é o hilário Capitão Hadoque, viciado em rum e dono das melhores frases do filme, ostentando seu vernáculo piratês. Os intrépidos investigadores Dupont e Dupond (Simon Pegg e Nick Frost) estão lá no encalço de um batedor de carteiras que lembra Chaplin. 

O Tintim de Spielberg é cheio de referências ao cinema-clássico: tente encontrá-las

Por fim, as estilosas transições de cena que funcionam como verdadeiras gags visuais. Os passeios entre os devaneios do Capitão e o tempo presente, as mudanças de núcleo narrativo.. tudo isso é feito com muito estilo, com uma cena se misturando à outra. Como exemplo, a sequência em que vemos o navio em pleno mar e dali a imagem vira uma poça d’água que é pisada por um sapato, embaçando a cena anterior: estamos de volta à cidade. 


Contudo, o respeitável ‘Sr. Tintim’, como era chamado na série de TV, temido pelas organizações criminosas, perseguido e odiado, cuja vida estava sempre em risco... aqui parece um garoto xereta, mais ou menos com motivações pessoais, numa trama que é na verdade totalmente do Capitão Hadoque (bebum demais pra cuidar de si mesmo). A única menção ao histórico de glórias do protagonista é um passeio por manchetes de jornal, que exibem casos desvendados por ele no passado.


Ainda assim, seja pelo sentimento de nostalgia ou pelo apelo ultramoderno da tecnologia a favor do cinema, O Segredo do Licorne é uma aventura deliciosamente sinuosa, ao melhor estilo Spielberg, como já não se vê há algum tempo.

O filme estreia nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro.

1 dica: Abra as quatro últimas imagens em novas abas, para vê-las em tamanho gigante.


3 comentários:

  1. Assisti na segunda e que filme bom. sério, nem parece animação. achei muito fiel ao desenho. realmente muito bom.

    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Tenho 4 revistas (cada uma com 6 histórias), perfeitas. O filme é fenomenal... so faltou deixar o Tintim parecer mais inteligente ainda. Enfim, ficou lindo. Me abraça.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dave!
    Achei Tintim (Cavalo de Guerra tb) sensacional. Grande aventura e a animação ficou perfeita não tem como negar.

    Uma pena que ficou fora do Oscar como Melhor Filme de Animação.
    SWeu blog continua ótimo. Publicarei um post sobre o Tintim nesta sexta.

    Abs.

    ResponderExcluir